Antes de mais nada, tivemos o privilégio de visitar Braga algumas vezes, já que moramos perto de lá no sabático português. Assim, vou compartilhar aqui as melhores dicas com o que fazer em Braga, Portugal. Também vou organizar as dicas em um roteiro de 1 dia por Braga, com suas atrações imperdíveis.
SOBRE BRAGA
Braga é a terceira maior cidade de Portugal, sendo uma das mais importantes do Norte do país.
Braga é versátil acima de tudo. Por um lado, é tida como a cidade mais antiga de Portugal, nomeada como Bracara Augusta nos tempos do Império Romano (há mais de 2 mil anos atrás). Junto a isso é uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, razão pela qual é cheia de igrejas e que tem a fama de Roma portuguesa. Como resultado, a cidade tem um centro histórico dos mais ricos do país, além de um Santuário considerado Patrimônio pela UNESCO. Por outro lado, Braga tem outra vertente: é uma cidade grande e com ares jovem e cosmopolita.
Dentre as inúmeras festividades, eles têm uma tradição curiosa no Natal. No dia 24, há mais de 30 anos, um grupo de amigos começou a tomar moscatel e comer uma banana, em frente à loja de número 26 da rua Souto. O costume foi se expandindo e hoje o local fica lotado de bracarenses para cumprir o ritual, conhecido como Bananeiro. Além desta, a Festa da Braga Romana, entre maio e junho, e a Festa de São João também são importantes por lá.
COMO CHEGAR EM BRAGA
Braga fica a 54 km do Porto, cerca de 40 minutos.
Nós visitamos a cidade de carro, o que facilita a logística de visitar o centro histórico e o Santuário, que é mais afastado. Assim, vale cotar o aluguel pela RentCars.
Cerca de 10 minutos de carro separam o centrinho de Bom Jesus. Ainda sobre a chegada: é possível subir de funicular ou encarando os mais de 500 degraus da escadaria, ambos ficam no mesmo ponto da estrada. Já para chegar na parte de cima, onde fica a igreja, é possível ir de carro, onde tem um estacionamento (custava 1 euro). Em tempo, foi a nossa escolha.
Por outro lado, também é possível chegar à cidade de transporte público. Nesse sentido, a melhor opção parece ser trem (comboio): cerca de 1 hora do Porto e a estação de Braga fica a 500 metros do Arco da Porta Nova. Já de ônibus (autocarro), a viagem tem aproximadamente a mesma duração e o terminal rodoviário fica a 600 metros da Praça da República e 850 metros do Arco. Em ambos os casos, existe um ônibus (autocarro) que passa pelo centro e pelo Santuário (número 2 da TUB – Transportes Urbanos de Braga). Também imagino que possa se fazer o trajeto de táxi.
O QUE FAZER EM BRAGA
Em resumo, as principais atrações da cidade se dividem no Santuário de Bom Jesus – distante cerca de meia hora da parte central – e o centro histórico.
SANTUÁRIO DO BOM JESUS DO MONTE
Trata-se de um complexo arquitetônico e paisagístico considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
O Santuário está inserido em uma agradável área verde e contempla uma igreja e uma escadaria de mais de 500 degraus, além de um funicular e hotéis. Ao longo da escadaria – confesso que não descemos seus degraus por inteiro – vimos estátuas e um chafariz. Também existe na lateral da igreja uma lojinha e adiante uma gruta, fora a área de jardins ao longo do parque. É um passeio agradável com uma vista panorâmica e, mesmo estando cheio nas vezes em que visitamos, senti uma tranquilidade na beleza do local.
Certamente é um item imperdível quando pensamos sobre o que fazer em Braga!
CENTRO HISTÓRICO
O roteiro pelo centro histórico vai do Arco da Ponta Nova até a Praça da República em uma linha reta fazendo alguns desvios pontuais, numa caminhada de cerca de 1,5 km. O bacana é que a tal rua, que muda de nome – Rua Dom Diogo de Souza, Largo do João Peculiar, Largo do Paço, Rua do Souto e Largo do Barão de São Martinho – é cheia de lojas, bares e cafés, o que já parte da graça do passeio por Braga.
Depois de conseguirmos uma vaga nos arredores do Palácio dos Biscainhos (na Praceta Padre Diamantino Martins), seguimos ao centrinho de Braga. Se você parar perto da Praça da República, basta inverter a ordem das atrações, já que cruzamos o centro histórico.
Arco da Porta Nova
Primeira parada foi no Arco da Porta Nova, que foi uma das muralhas medievais da cidade, e já sinaliza a entrada ao centro histórico.
Seguimos contemplando o comércio, com inúmeros cafés, restaurantes e lojinhas, até nos depararmos com a Igreja da Misericórdia – monumento renascentista do século 16.
Sé de Braga
Fizemos nosso primeiro desvio para apreciar a Sé de Braga, uma das principais construções românicas de Portugal, que teve sua construção iniciada no século 11! Vale notar a fachadas, as naves e os claustros.
Depois das devidas fotos, voltamos à rua principal onde cruzamos o Largo do Paço e Chafariz do Castelo.
Depois das devidas fotos, voltamos à rua principal onde cruzamos o Largo do Paço e Chafariz do Castelo.
Jardim de Santa Bárbara
Em seguida, mais um desvio para uma das atrações imperdíveis de Braga: o lindíssimo e colorido Jardim de Santa Bárbara.
De volta à rua principal, ainda passamos pela versão bracarense do icônico café A Brasileira.
Praça da República
Finalmente, chegamos ao coração do centro de Braga, a Praça da República, também conhecida como Arcada. Aliás, é sob as suas arcadas que se encontram dois cafés centenários de Braga, Café Vianna e Astória. Também vimos um grande chafariz, árvores, um jardim, a Basílica e a Livraria Centésima Página. Sem dúvida é um ótimo lugar para se observar a vida local, já que é um ponto de encontro da cidade.
Jardim da Avenida da Liberdade
De frente para à Praça está o belo Jardim da Avenida da Liberdade, com suas belas cores e formas.
Palácio do Raio e Fonte do Ídolo
Por fim, descendo uma quadra da Avenida e virando, logo se encontra a Fonte do Ídolo – uma fonte arqueológica – e o Palácio do Raio, que depois de ler que por dentro é muito simples, só vimos pelo lado de fora. Contudo, a fachada azul no estilo barroco joanino é bem bonita.
ONDE FICAR EM BRAGA
O Hotel Moon & Sun Braga fica em pleno centro histórico, instalações moderninhas e tem ótimo custo-benefício. Por outro lado, quem prefere apart hotel vale cogitar o Braga Heritage Lofts. Mas no quesito luxo, o Vila Gale Collection Braga é o destaque da cidade.
BRAGA E O QUE MAIS
Braga fica no coração do norte de Portugal. Só para ilustrar fica a poucos km de Guimarães e Barcelos, e não distante de Ponte de Lima e Viana do Castelo, por exemplo. Mas como é uma cidade com bastante coisa para ver, talvez o mais confortável seja conjugar com outros destinos fazendo pernoite em uma delas.
Por fim, espero que a lista com o que fazer em Braga, Portugal, tenha te inspirado a conhecer essa rica cidade!
No comment yet, add your voice below!