Atins é um paraíso nos Lençóis Maranhenses, com lagoas cristalinas e azuis, praia e kitesurf. Tudo isso num vilarejo charmoso com excelentes pousadas e restaurantes. Assim, depois da nossa estadia por lá, reunimos nossas melhores dicas com o que fazer em Atins.
POR QUE ATINS COMO BASE NOS LENÇÓIS MARANHENSES
Em resumo, Atins é a base dos Lençóis que também tem um vilarejo atrativo por si só, com muitas opções de pousadas de charme e ótimos restaurantes.
E o mais importante: fica próxima ao Parque dos Lençóis com suas dunas e lagoas.
Além disso, Atins entrega a maior variedade de passeios. Para começo de conversa, é a única base com praia. E, ainda que esse não seja o maior atrativo para quem visita os Lencóis, é mais uma atração de lazer. Afinal, dá à vila um clima descontraído com bares bacanas.
Ainda sobre a praia, Atins é conhecida pela prática de kitesurf, onde inclusive tem várias escolinhas para quem deseja aprender o esporte. Por fim, outros passeios são a observação da revoada dos guarás e dos Plânctons luminescentes, a depender da fase da Lua.
Dito isso, achamos a melhor escolha de hospedagem nos Lençóis: lagoas lindas, uma pousada super charmosa, e comendo muito bem.
Mas e Santo Amaro e Barrinhas?
Por outro lado, sobre as demais bases: Barreirinhas é mais “desenvolvida”, mas não é um destino de charme e fica mais afastada das Lagoas. Já Santo Amaro é o reduto delas, mas ainda tem menos opções de hospedagem e restaurantes bacanas, além de ser mais restrito quanto a outras atividades.
Ainda assim, fizemos o nosso roteiro incluindo um gostinho de Barreirinhas na ida (com sobrevoo) e de Santo Amaro e suas lagoas na volta. Mas calma, que contamos o passo a passo abaixo, na parte do “nosso roteiro”.
O QUE FAZER EM ATINS
LAGOAS
Sim, a vila é simpática. Mas certamente o auge, quando pensamos sobre o que fazer em Atins, são as Lagoas dos Lençóis Maranhenses.
Há dois percursos principais, o Circuito da Ponta do Mangue e o Circuito do Canto de Atins.
Quanto à duração: ambos são de meio período, podem ser realizados de manhã ou de tarde e incluir parada para almoço. Ainda podem ser conjugados no mesmo dia, cada um em um turno (preferimos dividir em dias diferentes).
Já a modalidade pode ser coletiva ou privativa, sempre feitos por guia, em geral em 4×4 (falo abaixo da possibilidade de quadriciclos). Em resumo, no coletivo o guia já vem com o roteiro pronto. Por outro lado, o privativo dá mais liberdade nessa escolha. Ou seja, é possível tentar uma lagoa cristalina mais vazia. Contudo, vale lembrar que de ano para ano, algumas lagoas podem deixar de existir ou podem secar mais cedo. Aliás, são tantas que muitas nem nome têm.
Ainda: de positivo, nesses dois percursos, o carro estaciona pertinho das lagoas, não sendo necessária caminhada.
CIRCUITO PONTA DO MANGUE
Algumas das lagoas mais famosas desse percurso são Lagoa Tropical, Lagoa da Esmeralda, Lagoa da Gorjeta.
Fomos duas vezes para lá em passeio privativo, ambas de manhã e optamos por voltar para Atins para almoço.
Na primeira vez, fomos apenas na Lagoa Tropical, que é azul, transparente, com dunas altas para contemplar e escorregar, uma lindeza! Depois seguimos à Lagoa Esmeralda, mais esverdeada, também bonita, mas menos transparente (preferimos a Tropical). Ambas tinham outros viajantes. Mas, como são lagoas grandes, não havia aglomeração.
E gostamos tanto que voltamos! Na segunda vez ficamos apenas na Tropical e na sua vizinha, sem nome, que foi a minha preferida do Circuito: azul, com dunas lindas e desertas de manhã cedo. Um paraíso como nunca tinha visto na vida!
CIRCUITO CANTO DE ATINS
Algumas das Lagoas mais famosas são Gavião, Kyte, Lorena. Ainda tem a Cachoeira do Bonzinho, que parece um fenômeno incrível, mas infelizmente já estava seca em julho, quando fomos.
Mais uma vez fizemos privativo. Mas dessa vez escolhemos o turno da tarde, para contemplar o pôr do Sol.
Pedimos ao guia uma lagoa transparente e vazia e a escolha não poderia ter sido melhor. Ficamos na Lagoa Roberta e suas águas azuis e dunas impactantes. Curtimos tanto que passamos horas só nela. A ideia não era “ticar” muitas lagoas e sim aproveitar essa beleza sem pressa.
Em seguida, fomos para a Lagoa Maria Vitória, um clássico para ver o pôr do Sol.
LAGOA AZUL E LAGOA BONITA
Diferente dos outros percursos de que falamos, esse é um passeio de dia inteiro, que não fica propriamente na altura de Atins. Isso porque as lagoas ficam em um ponto afastado das entradas do Parque (tanto de Atins quanto de Barreirinhas, são cerca de 1 hora e meia, em um caminho com muitas dunas, mais caminhada).
Como nossa viagem era com criança, optamos por não fazer esse circuito pela combinação “trajeto longo e caminhada nas dunas”.
Outros Passeios nas Lagoas
Vale lembrar que além desses Circuitos, é possível fazer passeio para as dunas que incluam o nascer do Sol/café da manhã, pôr do Sol/piquenique ou visita à noite (e a possibilidade de ver o céu estrelado).
Como disse acima, o padrão é realizar o passeio em 4×4. Mas também é possível fazer o percurso em quadriciclo (só vi a opção no circuito Ponta do Mangue, mas vale confirmar).
Além disso, o Kitesurf, de que falo abaixo, tradicionalmente ligado à praia de Atins, também pode ser feito em uma lagoa, vale ver a logística com uma das escolinhas.
Por fim, ficamos sabendo de uma novidade: voos de helicóptero em Atins, para ter o deslumbre da vista das lagos de cima (empresa Heringer Voos – 99 992018200.) Contudo, o preço é bem superior ao sobrevoo em Barreirinhas, que foi nossa escolha, como conto no “Nosso Roteiro”.
PRAIA DE ATINS
Como disse acima, um dos diferenciais quando listamos o que fazer em Atins é a praia. Ainda que a água não seja azul e transparente, é mais uma opção de passeio na vila. E mais do que isso, o clima praiano faz parte da alma da vila, com alguns bares bacanas (fomos no Chame Beach Bar e curtimos bastante).
Destaco o pôr do Sol, belíssimo, com as pipas ao fundo. E, a quem interessar, a própria prática do esporte: há várias escolinhas de Kitesurf lá. Fizemos uma aula na K.O. Outra escola de que ouvimos falar é a Lençóis Kiteboarding.
REVOADA DOS GUARÁS
No fim da tarde, os lindos e vermelhos pássaros guarás voam de um lado do morro para o outro, no Rio Preguiças.
Por lá, pequenas lachas fazem o passeio para observar de longe o espetáculo.
Depois ainda apreciamos o pôr do Sol visto do Rio, linda ideia sobre o que fazer em Atins!
PLÂNCTONS LUMINESCENTES
Passeio para avistar o fenômeno dos plânctons no Rio. Não temos relato pois a atividade deve ser feita em noites sem lua e com céu limpo. Mas imagino que seja bacana!
NOSSO ROTEIRO COM BASE EM ATINS - INCLUINDO 1 DIA EM BARREIRINHAS (IDA) E 1 DIA EM SANTO AMARO (VOLTA)
1º dia: ida a São Luís
- Voo Rio – São Luís.
- São Luís:
- Jantar no Centro Histórico (Restaurante Flor de Vinagreira).
2º dia: São Luís - Barreirinhas (com sobrevoo)
- Transfer São Luís – Barrerinhas.
- Barreirinhas:
- Sobrevoo em Barreirinhas;
- Almoço no restaurante Bambaê.
- Transfer de barco Barreirinhas – Atins.
3º dia: Atins
- Manhã: lagoas na Ponta do Mangue (Lagoa da Esmeralda e Lagoa Tropical).
- Tarde: revoada dos Guarás com pôr do Sol no Rio Preguiças.
4º dia: Atins
- Manhã: hotel.
- Tarde: lagoas no Canto de Atins (Lagoa Roberta e pôr do Sol na Lagoa Maria Vitória).
5º dia: Atins
- Manhã: volta às Lagoas na Ponta do Mangue (Tropical e lagoa ao lado).
- Tarde: praia de Atins – aula de Kitesurf e pôr do Sol.
6º dia: Atins - Santo Amaro (lagoas) - São Luís
Volta a São Luís, com pit stop em Santo Amaro:
- Lagoa Betânia (mega azul), com almoço no Cantinho da Felicidade (no povoado de Betânia) e Lagoa Andorinhas (é uma lagoa enorme mas não estava tão cristalina). Passamos por várias “piscinas” vazias e sem nome, que valem uma parada.
7º dia: volta
Voo São Luís – Rio.
ONDE FICAR: HOTÉIS E POUSADAS EM ATINS
Nossa pousada em Atins: Villa Pantai
Sem dúvida um dos pontos altos da Villa Pantai é o atendimento: os funcionários faziam tudo para atender bem aos hóspedes.
A decoração e o estilo, seja do quarto, seja dos espaços em comum, é outro item positivo. Ficamos em quarto do térreo, com varandinha e rede. Já nos de cima, há uma pequena piscina privativa na varanda.
Adicionalmente, o café da manhã é excelente, com opções artesanais e feitas sob demanda (crepes, ovos, omeletes…). Em outras palavras, uma delícia!
Outras pousadas em Atins
Outras pousadas em Atins com essa pegada rústica – luxuosa – e também caras – são a Anacardier (logo atrás da Villa Pantai, onde ficamos) e a Vila Vento (sendo esta quase de frente para a praia e para o Charme Beach Club).
Contudo, uma pousada que nos chamou atenção pela relação preço e boas avaliações foi a Lanea Experience, que apesar de não ter piscina tem um ótimo custo-benefício.
Outras ideias bem interessantes de pousadas em Atins são a Vila Camurim, a Rancharia Charme Beach (colado na Casa de Juja e do rio/praia) – e a Vila Aty.
ONDE COMER EM ATINS
Casa de Juja (gastronomia local/frutos do mar)
A “frigideira do pescador” – com camarões e peixes empanados – foi possivelmente o melhor prato da viagem a Atins. Além disso, o atendimento foi muito amigável e eficiente, fora o local ser carinhosamente decorado com a cara da vila. Em resumo, imperdível quando pensamos onde comer em Atins.
Em tempo: o restaurante não abre às segundas e às terças é só jantar.
La Pizza (italiana)
Excelente opção para comer uma ótima pizza, em ambiente simpático com mesas no jardim.
Aperi Ceia (italiana)
Comandado por um casal ítalo-brasileiro, o local é um pedacinho da Itália em Atins. O ambiente é puro charme e entrega boas massas artesanais.
Em tempo: quando fomos, eles só atendiam com reserva.
Charme Beach House (gastronomia local/frutos do mar)
Além do visual da praia, a gastronomia do local definitivamente não decepcionou. Começamos com croquetas de caranguejos e seguimos com espeto de lagosta com o típico arroz de cuxá: simplesmente maravilhoso. Por fim, a melhor sobremesa que provamos em Atins: cocada cremosa com calda.
Ça Vá Charme Atins (grega)
A Grécia também se faz presente em Atins. Fui de “Giouvetsi de camarão” – uma massa que lembra um risoto – e de sobremesa “Rovanie”, um bolo de limão siciliano com doce de leite e canela, incrivelmente delicioso.
CIA da Lagosta (frutos do mar)
Restaurante do nosso hotel. A escolha foi um risoto de frutos do mar, que estava super saboroso, no ambiente intimista do local.
LOGÍSTICA DE VIAGEM PARA ATINS: TRANSFER, EMPRESAS DE PASSEIOS, LOCOMOÇÃO
Transfer de São Luís e passeios nas Lagoas em Atins e Santo Amaro
A verdade é que uma viagem para Atins (e Lencóis em geral) exige certo planejamento. Isso porque não se trata de um destino em que se faz tudo por conta própria.
Em primeiro lugar, para chegar ao vilarejo é necessário um transfer de São Luís que envolve carro e barco.
Dito isso, para entrar no Parque dos Lençóis é necessário estar com guia.
Fechamos tudo com o a “Agência Everton Turismo” (98 9238-3869). Foi bem prático porque não precisamos organizar tudo “pingado”: o transfer de ida e volta de São Luís (carro e barco), bem como os passeios às Lagoas de Atins, além do pit stop nas Lagoas de Santo Amaro no dia da volta. Era um roteiro audacioso e deu tudo muito certo!
Além disso, decidimos já em Atins mais um passeio às Lagoas, feito com o guia Pedro (98 9124-5519), que foi atencioso e flexível em começar o passeio um pouco mais cedo que a hora padrão.
Ainda deixo o contato do nosso guia de Santo Amaro, André (e motorista Eldon), da Santo Amaro Turismo (98 8832-4040), super atencioso e gente boa (como disse, no nosso caso, fechado no combo com o Everton, mas para quem preferir ver direto com eles esse é o contato).
Sobrevoo em Barreirinhas
A única atração que tivemos que ver por fora foi o sobrevoo em Barreirinhas. Fizemos com a empresa “Voar” (98 8264-2945), e, apesar de um atraso no nosso horário, atendeu. A outra empresa que opera os sobrevoos lá é a Ava (98 9141-0793).
Locomoção em Atins
Por fim, fora transfer e passeios, até a locomoção na vila de Atins tem suas especificidades. Afinal, a areia fofa e, durante o dia, quente, e, durante à noite, a não iluminação nas ruas, tornaram difícil a caminhada por lá.
Assim, para irmos aos restaurantes, mesmo que a distância parecesse pequena, acabamos utilizando o chamado “quadri – táxi”, um táxi de quadriciclo. Pegamos o contato do motorista Jota (98 9177-3800), o que facilitou muito para combinar os deslocamentos.
Vale lembrar que algumas pousadas de Atins já oferecem o serviço. Na nossa mesmo, eles nos levaram algumas vezes, na camaradagem.
Hotéis em São Luís
Antes de mais nada, considero que ficamos nos 2 melhores hotéis de São Luís: na ida no Blue Tree Towers e na volta do Hotel Luzeiros.
Em resumo, curtimos os dois. Mas achamos os quartos e estrutura do “Luzeiros” melhor. Por outro lado, a área externa do “Blue Tree” com jardins e várias piscinas foi conveniente com criança.
Ou seja, foi uma escolha acertada ter dividido a hospedagem.
Por fim, espero que nossas dicas sobre o que fazer em Atins tenham te inspirado a conhecer esse paraíso nos Lençóis Maranhenses.
Do mesmo modo, a quem tiver interesse por outros destinos incríveis do nosso Brasil, vale ler por aqui sobre Manaus ou Rio de Janeiro.
No comment yet, add your voice below!