Sem dúvida, o passeio às Crôas de Santo Bento foi o nosso preferido em Maragogi.
Afinal, as crôas são lindíssimas.
Além disso, São Bento é um vilarejo de pescadores, autêntico e charmoso em sua simplicidade.
CRÔAS DE SÃO BENTO E O POVOADO: O QUE FAZER
CRÔAS DE SÃO BENTO (passeio de jangada)
Logo que chegamos no povoado pensamos que haveria várias operadoras oferecendo o passeio. Porém não foi o que aconteceu. Aliás, o que bate com a nossa impressão de tranquilidade do local. Por sorte, pegamos um contato no mercadinho e conseguimos um guia!
Depois de 5 minutinhos da nossa ligação, lá estava ele, solicitamente providenciando tudo, com o marinheiro. Logo em seguida nosso passeio já começou.
Em primeiro lugar, o passeio às croas é feito em jangada motorizada e não em lanchas, o que acaba dando um colorido ao local. Após uma caminhada até o barco, navegamos por poucos minutos e chegamos.
Apesar do nome diferente, as crôas são basicamente uma piscina natural que se forma na maré baixa, quando o mar recua, e onde podemos ver sua formação de corais.
Imediatamente ficamos maravilhados com a cor da água, clarinha. E logo avistamos vários peixinhos com o snorkel.
Ao contrário das principais piscinas de Maragogi, o local não estava tão cheio e achamos o passeio bem mais tranquilo e agradável.
Também vale lembrar que as saídas ocorrem na maré baixa (idealmente perto de 0). Ou seja, vale consultar aqui nas datas planejadas. E torcer por um dia ensolarado para deixar tudo mais bonito.
Depois do passeio, caminhada pela água da praia, já que, na maré baixíssima a jangada não consegue ficar perto da orla.
Para completar, por lá o mar estava bem quentinho. E havia crianças soltando pipa e brincando. Nos sentimos em um vilarejo turístico, mas bem pacato e com vida real.
Contatos do nosso passeio às Crôas de São Bento
Croa Passeios – Geymison (82) 98145-1977 (o marinheiro era o Roberto). Valor que nos cobraram: R$ 450,00
Restaurante – Croa Lounge: limpo, com banheiro, ducha, estacionamento. Pelo horário, pedimos só uma bebidas, mas tem opção de petiscos e almoço.
FÁBRICA DE GOMA DA IRMÃ MARLENE
Depois da praia, seguimos para a próxima parada, na pequena e simples Fábrica de Goma da Irmã Marlene.
Segundo a placa, a melhor da região.
Dona Marlene – com experiência de 40 anos no negócio – moldava artesanalmente os bolinhos com suas ajudantes – uma espécie de biscoito – numa grande mesa.
Não apenas provamos o doce, como compramos alguns para viagem. Em outras palavras, o melhor souvenir para levar de Maragogi (recomendo os recheados de doce de leite e goiabada, são uma delícia).
RUÍNAS DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Por fim, a vista mais bonita da região: do alto das ruínas do Mosteiro de São Bento.
O mosteiro – datado do século 17 – é um marco da colonização brasileira. Local de encontro dos devotos de São Pedro, por sua localização no alto do morro, também servia para monitorar embarcações invasoras de piratas estrangeiros.
Depois de tempos de abandono, sobraram apenas suas ruínas, recentemente revitalizadas.
Definitivamente vale a visita.
Afinal, o local entrega uma vista privilegiada de tirar o fôlego. Além de ser um cenário único, com o mar azul e as pedras centenárias cheias de história e fé.
ONDE FICAR EM SÃO BENTO
Destaco o Villa Pantai Boutique Hotel, localização na charmosa no povoado São Bento. Ainda que não tenhamos nos hospedado lá, ficamos no hotel do mesmo grupo em Atins, inclusive conhecemos os arquitetos do de Maragogi e gostamos bastante do estilo e qualidade do Villa Pantai.
Contudo, nossa hospedagem foi no Salinas Maragogi, que fica a 4 km do vilarejo. Assim, vale ler o artigo completo com tudo sobre o resort.
Por fim, deixo aqui o artigo com mais dicas de onde ficar e o que fazer em Maragogi.
Assim, espero que as dicas sobre o povoado de São Bento tenham te inspirado a visitar esse paraíso!
No comment yet, add your voice below!